A rotina de trabalho está cada vez mais acelerada e exigente quanto aos prazos e demandas. No setor de desenvolvimento de softwares não poderia ser diferente. Para que os colaboradores possam ter um dia a dia otimizado, sem maiores dores de cabeça e de forma organizada, os gestores buscam por ferramentas que possam auxiliar nesse processo.
A metodologia Kanban é uma das ferramentas mais utilizadas para esse meio. Com ela, é possível ter um fluxo de trabalho mais eficiente, além de poder acompanhar o andamento das tarefas e identificar gargalos no fluxo.
Esse método pode ser utilizado pelos mais diversos segmentos e portes de empresas, visto que ele é simples, intuitivo e adaptável para as necessidades de quem o utiliza. Neste conteúdo, vamos falar mais sobre a metodologia, seus princípios, benefícios, entre outros. Então, continue com a leitura até o final para não perder nenhuma informação!
Metodologia Kanban: o que é?
A metodologia Kanban faz parte do que chamamos de metodologias ágeis. E, como o próprio nome já indica, esses métodos têm como objetivo tornar a rotina e os processos operacionais de uma empresa mais ágeis e flexíveis.
Com a Kanban, empresas que a utilizam, conseguem otimizar processos, reduzir custos com desperdícios de recursos e retrabalhos para corrigir erros e uma rotina mais eficaz. A consequência disso tudo foi um nível de qualidade superior nas entregas.
Kanban também ajuda as empresas a criarem padrões de qualidade e de entrega, isso porque, com essa metodologia, a comunicação entre equipes fica mais clara e precisa. Isso torna o alcance de metas mais fácil.
Como Kanban funciona
Diferente de outras metodologias ágeis, a implementação da Kanban é bem simples e intuitiva. Gerenciar e executar tarefas dentro dessa metodologia é muito simples. A Kanban é composta por um grande quadro geral, com diversos cartões que se movimentam de acordo com o progresso das tarefas que forem feitas.
Esses cartões ficam em colunas que podem ser remanejadas e nomeadas de acordo com as necessidades da empresa. Mas, de um modo geral, existe uma forma quase padrão que muitas empresas usam.
Esse “padrão” é formado por uma coluna de “Backlog”, outra de “Sprint” (normalmente semanal), “Em produção”, “Produzido” e “Arquivado”. Mas, também é possível adicionar mais colunas, como por exemplo, “Revisão” ou “Aprovação”.
Porque usar Kanban no desenvolvimento de software
Por ser uma metodologia fácil de implementação e de gerenciar, empresas que utilizam a Kanban percebem que o tempo gasto com reuniões de alinhamento e delegação de tarefas diminui drasticamente.
Com esse tempo “livre”, colaboradores podem focar seus esforços em tarefas mais urgentes ou que precisam de mais atenção.
No contexto do desenvolvimento de software, a metodologia pode ser usada em processos como atualização e correção de bugs e falhas de segurança. Os colaboradores responsáveis por essa tarefa podem contar com um ambiente integrado, seguro e organizado.
Neste ambiente, esses profissionais podem trocar informações e esclarecer dúvidas, rastrear e entender a origem do problema e ainda determinar qual o melhor meio de solucionar os problemas.
Princípios básicos da Kanban
Assim como na implementação de qualquer sistema novo em uma organização, quando a metodologia Kanban começa a ser usada em uma empresa, algumas mudanças precisam ser feitas. Para que isso ocorra da melhor forma possível, a empresa precisa seguir alguns princípios básicos, como por exemplo:
- Saber priorizar as tarefas. Priorização é um dos fundamentos da Kanban, já que sabendo priorizar, a organização da rotina de desenvolvimento e das entregas dos produtos funcionam de maneiras mais eficaz;
- Saber identificar processos que podem melhorar. A metodologia Kanban prioriza a evolução das empresas. E, para evoluir, é preciso sempre buscar melhorias;
- Respeitar a hierarquia interna da empresa é fundamental. No caso de desenvolvimento de software usando a metodologia Kanban, entender esse princípio é essencial. Assim, se houver algum pendência em uma tarefa, a pessoa sabe exatamente com quem ela deve falar;
- Incentivar a liderança e a autonomia. A metodologia incentiva que colaboradores tomem a frente de tarefas. Dessa forma um profissional com mais conhecimento pode ajudar no desenvolvimento profissional dos demais da equipe.
Benefícios da metodologia Kanban
São diversos os benefícios que a metodologia Kanban oferece para as empresas. Já citamos vários no decorrer do texto, agora você confere outros benefícios. Veja:
Usando a Kanban, todos os colaboradores têm acesso ao quadro, assim todos da empresa conseguem visualizar o andamento de todos os projetos. Isso ajuda na comunicação entre as equipes e também nos insights para outras tarefas.
Esse método também incentiva a colaboração de diversas pessoas da equipe no desenvolvimento do projeto. Alguém, que não necessariamente está designado para aquela tarefa, pode ver que existe um impedimento e apresentar uma solução.
Com todo o processo claro para todos os envolvidos, mais pessoas podem mostrar seu conhecimento. Isso motiva a equipe que irá sempre buscar entregar o seu melhor. Com os colaboradores trabalhando em busca do sucesso, os projetos terão maior valor agregado e melhor qualidade.
Usando a metodologia Kanban, sua empresa eleva o nível de competitividade e de qualidade das entregas. Além de promover um local mais transparente, dinâmico e agradável de se trabalhar, onde todos os colaboradores sentem que têm algo para compartilhar e que será ouvido.
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