Em um mundo competitivo e corrido como o que vivemos atualmente, empresas que não se modernizam ou que não buscam por recursos que possam otimizar o dia a dia operacional correm grande risco de ficarem para trás.
Por isso, investir em softwares como um ERP personalizado é fundamental para garantir a qualidade, produtividade, organização e segurança de um negócio. Contando com o auxílio desse software, as chances de conquistar a confiança de possíveis clientes e se destacar no mercado são maiores.
Apesar de um ERP padrão conseguir ajudar uma empresa a melhorar suas entregas e qualidade, um ERP personalizado consegue gerar resultados melhores ainda. Por isso, neste conteúdo iremos focar na importância e vantagens do personalizado.
Então, se você tem interesse no assunto ou está buscando formas de alavancar seu negócio, continue com a leitura deste texto até o final!
O que é ERP?
ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que em tradução livre pode ser chamado de Sistema de Planejamento dos Recursos da Empresa. ERP é um software de sistema de gestão.
Com fácil acesso, o software coleta, de forma confiável, informações da empresa de modo que seja possível fazer diagnósticos aprofundados sobre a situação geral da empresa. Assim, o gestor consegue identificar o que precisa ser feito para reduzir custos e aumentar a produtividade.
Com essa tecnologia, todas as informações e atividades de diversos setores de uma empresa ficam disponíveis em um único local. Isso ajuda o gestor a ter uma visão completa do que está acontecendo. Consequentemente, as tomadas de decisão passam a ser mais certeiras.
Por que optar por um ERP personalizado?
Se um ERP padrão já é capaz de auxiliar uma empresa em tantos aspectos, imagina um padronizado para agir especialmente da forma que o seu negócio precisa.
Para ter um ERP personalizado é preciso contratar especialistas em desenvolvimento de software para que eles criem um específico para a sua empresa. No final deste conteúdo você confere como fazer isso.
Para criar esse software, os desenvolvedores levam em consideração alguns pontos como, por exemplo, ramo de atividade da empresa, as metodologias de trabalho, rotinas e departamentos e preferências do usuário.
Assim, a empresa recebe um software mais flexível e com ferramentas que realmente serão úteis para a otimização do dia a dia de trabalho.
Existe um momento ideal para implementar ERP no seu negócio?
Não existe um momento específico ou obrigatório para a implementação de um ERP. Isso pode variar de empresa para empresa. Como por exemplo, a velocidade em que o negócio está crescendo, o fluxo de trabalho e atividades, entre outros.
No entanto, contar com essa tecnologia, independentemente do tamanho do negócio, é uma ótima forma de garantir a excelência em todo o processo. E, se sua empresa é de pequeno ou médio porte, você pode contar com um mini ERP.
O importante mesmo é saber identificar as necessidades e possibilidades do seu negócio e saber as opções existentes no mercado para ajudar a melhorar ainda mais o seu potencial.
Vantagens de ERP personalizado
Já ficou claro o que é um ERP e como um personalizado pode ser ainda mais benéfico, certo? Mas, para acabar de vez com as dúvidas, confira agora algumas vantagens que o ERP personalizado oferece!
- Eficiência e produtividade: por integrar todos os setores de uma empresa em um local e fazer a automação de algumas tarefas, o ERP consegue fazer com que tarefas lentas e manuais fiquem mais rápidas e eficientes. Assim, os colaboradores conseguem fazer mais em menos tempo. Os gestores também são beneficiados, visto que com o ERP eles conseguem ter uma visão mais ampla, mas ao mesmo tempo certeira, do que está acontecendo. O que facilita na hora de tomar decisões;
- Adaptação: sempre que uma empresa implementa algum novo software, todos os colaboradores precisam passar por um período de adaptação ao novo modelo. Por vezes, o software também pode apresentar algumas falhas que obrigam a produção a parar por tempo indeterminado. Quando o software em questão é um ERP personalizado isso não acontece. A implementação é feita em etapas e seguindo um cronograma estipulado pela empresa e pelos desenvolvedores.
- Segurança: softwares de ERP não podem ser acessados por qualquer pessoa. Apenas pessoas autorizadas têm acesso às informações colhidas pelo software. Além disso, seu armazenamento é normalmente feito por nuvem, o que garante mais segurança. Também existe a possibilidade de integrar módulos adicionais de segurança, reforçando a privacidade das informações.
- Evolução: ninguém monta uma empresa com o pensamento de que ela nunca sairá do lugar e nunca irá crescer. Por isso, é preciso se atentar aos softwares escolhidos. Alguns podem não acompanhar o crescimento do negócio, o que pode impactar negativamente na qualidade do produto ou serviço. O ERP personalizado cresce na mesma medida que a empresa, acompanhando todas as etapas dessa evolução.
- Retorno: um ERP personalizado garante um retorno sobre o investimento (ROI) no curto ou médio prazo muito maior e lucrativo que um ERP padronizado.
Precisa de um ERP personalizado? A Nembi ajuda!
Como citado anteriormente neste conteúdo, para ter um ERP personalizado é preciso contratar uma empresa que seja especializada no desenvolvimento de softwares para que ela possa criar um especialmente para sua empresa, atendendo às suas necessidades.
A Nembi Solutions é especializada em soluções personalizadas. E, um dos serviços que oferece é o ERP personalizado e o Mini ERP. Entre em contato para saber como implementar no seu negócio!
Gostou desse conteúdo? Conta para nós aqui nos comentários! E aproveite para ficar de olho no nosso blog e nas nossas redes sociais. Tem muito conteúdo legal vindo por aí!