Hoje em dia é praticamente impossível viver sem tecnologia. Para todos os tipos de serviços e produtos, existe alguma tecnologia envolvida, principalmente com o alto crescimento de aplicativos. Apesar de estarem muito presentes no cotidiano, é raro alguém se perguntar como é o desenvolvimento de app.

Se você tem essa curiosidade, continue com a leitura deste conteúdo até o final, pois é justamente sobre isso que iremos falar! Afinal, usamos aplicativos para escutar música, para pagar contas, para saber o horário de ônibus, para jogos, enfim… para tudo. 

Então, nada melhor que saber como é o processo para chegar nos produtos que conhecemos, concorda?

 

Desafios do desenvolvimento de app

Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), até 2019, cerca de 71 milhões de brasileiros usavam o celular como principal meio de acesso à internet e serviços online.

Não há dúvidas de que esse número cresceu ainda mais com o passar dos anos. Isso mostra como os aplicativos são importantes e estão presentes. No entanto, a criação de app não é um processo muito simples e pode contar com alguns desafios.

Dentre os desafios da criação de app estão: 

Esses são só alguns dos principais desafios que os desenvolvedores de app encontram durante a criação de aplicativos para celular.

 

Etapas para criação de um aplicativo 

Agora, vamos para o que realmente importa… quais são as etapas para o desenvolvimento de app? Algumas etapas são indispensáveis para a criação de aplicativos para celular. Sendo elas:

 

Estruturar ideia 

Sem dúvida, o projeto deve começar com a estruturação da ideia. Antes de levar o projeto adiante e começar a procurar por equipe de desenvolvedores, é preciso ter de forma muito clara o propósito daquele app.

Para isso, responda perguntas como, por exemplo: O que o aplicativo vai resolver? Quais as funcionalidades dele? Qual seu diferencial dentre os concorrentes? Entre muitas outras.

Durante essa etapa é necessário pensar em todos os requisitos básicos do aplicativo para então poder colocar o plano em ação.

 

Briefing

Após a ideia do aplicativo estar clara e todos os pontos básicos já definidos, chegou o momento de criar um briefing do projeto. 

Nesta etapa é necessário listar as principais informações relevantes sobre todo o processo, como os gastos, o tempo necessário e os recursos necessários para dar a vida ao app. Assim, fica mais fácil saber o que será necessário para o desenvolvimento do app.

 

Tecnologia

É necessário saber para qual sistema operacional o aplicativo será desenvolvido. Os principais no mercado atualmente são o Android e iOS.

É possível o aplicativo ser híbrido ou nativo. No caso dos apps nativos, eles funcionam apenas no sistema operacional pré escolhido na hora de seu desenvolvimento. Já o híbrido, como o próprio nome indica, funciona em vários sistemas.

O custo e tempo de desenvolvimento do app híbrido é menor, e mais pessoas poderão usá-lo. No entanto, ele pode apresentar mais bugs que o nativo.

 

Desenvolvimento

Agora sim chegou o momento de começar a criar os códigos para dar vida ao aplicativo! Nesta etapa precisam ser considerados alguns pontos como a configuração do armazenamento nos servidores, nos bancos de dados, APIs e servidores de acordo com a criação do backend do seu protótipo.

Também é preciso identificar se será necessário contratar uma equipe de desenvolvedores além da que você possui ou não.

Lembre-se também que antes de lançar o app no mercado, é de extrema importância testá-lo antes. Só assim será possível saber se o aplicativo está funcionando corretamente e sem bugs.

 

Como a Nembi pode ajudar com o desenvolvimento de app

A Nembi Solutions conta com soluções personalizadas para atender todas as necessidades de cada cliente. Então, se você está planejando criar um app, ou já está na fase de desenvolvimento de app e precisa de ajuda com algum processo, entre em contato e saiba como podemos ajudar!